Inauguração da Rua Matateu em Belém

No passado dia 8 de abril foi inaugurada a Rua Matateu, na nossa Freguesia, junto ao Campo das Salésias, em cerimónia que contou com as presenças do Vereador do Desporto, Jorge Máximo, dos Presidentes da JF de Belém, da JF da Ajuda e do CF "Os Belensenses", além de outras entidades.

Sebastião da Fonseca Lucas, conhecido como Matateu, foi o primeiro grande jogador português nascido em África, antes da chegada de Eusébio. Como Eusébio, Matateu foi um jogador de topo quer para o Belenenses quer para a Seleção Portuguesa de Futebol.
Nascido em 1927, Matateu veio de Moçambique para o Belenenses em Setembro de 51. A sua estreia em jogos oficiais deu-se, curiosamente, no dia em que o Belenenses celebrava 37 anos de vida, 23 de Setembro de 1951.
Matateu morreu em 27 de Janeiro de 2000 no Canadá. Descansa no cemitério da Ajuda, num jazigo que em sua memória erigiu o Belenenses.