Formação de Monitores 2017

20170611 monitores gd

 

A equipa técnica da Ação Social da Junta de Freguesia em conjunto com os coordenadores dos Campos de Férias de Belém com experiência e que colaboraram em anos anteriores neste Programa, realizaram nos passados dias 6 e 8 de maio, uma ação de sensibilização destinada aos jovens que se inscreveram para exercerem funções de monitor nos nossos Campos de Férias. Assim, num primeiro momento destinado a candidatos a monitores sem experiência foi desenvolvido uma ação de um dia nas instalações da E. B. 2 3 de Paula Vicente e Jardim «Os Moinhos». Os candidatos apresentaram-se, foi-lhes dado a conhecer os moldes e regras de funcionamentos dos nossos campos de férias. Puderam ainda pensar e experimentar a resolução de conflitos em grupos de crianças e jovens. A partir da hora de almoço os candidatos a monitores participaram e refletiram acerca da parte mais prática de um campo de férias, passando pelo tradicional almoço pic-nic desenvolvimento de jogos, animação, dinâmicas de grande grupo e pequeno grupo.

No segundo dia desta Ação que ocorreu em horário pós-laboral, foram acolhidos todos os candidatos (com e sem experiência). Estes foram postos à prova de uma forma dinâmica pelos seus conhecimentos das regras do programa e com o apoio de uma equipa de especialistas com vasta experiência, reviram ou ficaram a perceber como trabalhar com crianças ou jovens com necessidades especiais: Alimentação, transporte, integração no grupo, etc.

 

Formação de Primeiros socorros
A Ação Social da Junta de Freguesia convidou a Cruz Vermelha Portuguesa, delegação de Lisboa a dinamizar uma ação de Formação de Primeiros Socorros destinada prioritariamente a candidatos a monitores e coordenadores de Campos de Férias e outros técnicos que desenvolvam trabalho com as crianças. Tendo em conta o seu protocolo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o desafio foi aceite e esta Formação foi desenvolvida durante o mês de abril, nos dias 1, 8 e 22 num total de 25 horas. O conjunto de formandos foi ainda alargado a alguns elementos da comunidade. A entrega dos certificados ocorreu no dia 30 de maio, numa cerimónia em que estiveram presentes o Presidente da Junta de Freguesia, Dr. Fernando Ribeiro Rosa, a Diretora do IEFP, Drª. Ana Ferreira e a representante da Delegação em Lisboa da CVP, Drª Paula Abreu.

 


Para mais notícias consulte o nosso boletim ou siga-nos através do nosso facebook.

PRÓXIMOS EVENTOS

SIGA-NOS NO FACEBOOK

oyun