Melhorias na Freguesia

Novo Parque de Estacionamento na Rua Rodrigo Reinel

A Junta de Freguesia de Belém celebrou um protocolo de delegação de competências com a CML para a reabilitação da Rua Capitão-Mor Pedro Teixeira e a sua abertura para a Rua Rodrigo Reinel onde está prevista a construção de um parque de estacionamento. Dada a dimensão da obra e o facto da verba transferida não ser suficiente para a execução total da mesma, estamos neste momento a iniciar a construção apenas do parque de estacionamento da Rua Rodrigo Reinel. Como com certeza já repararam, acerca de 1 mês que começou a ser depositado neste local o entulho da obra que está a ser levada a cabo na Avenida da Ilha da Madeira e Rua dos Jerónimos. O reaproveitamento destes materiais é uma solução ecológica que permite reduzir o material a enviar para vazadouro e também reduzir os custos que o nivelamento do terreno necessita.

Sabemos que desta forma o processo de construção do parque fica ligeiramente atrasado mas, os benefícios ambientais e financeiros são óbvios, pelo que pedimos a compreensão pelos moradores da zona para os incómodos causados seja a nível visual, seja pelas poeiras levantadas.

A construção deste parque de estacionamento vem resolver um problema existente nesta rua há várias décadas, que surgiu após a retirada do parque infantil, deixando o terreno sem qualquer utilização, o que teve como consequência o passar a ser utilizado como estacionamento em terra sem quaisquer condições. Brevemente poderemos usufruir deste novo parque de estacionamento, com segurança e qualidade.

 

Novo Corrimão

Foi instalado um corrimão que liga a Travessa Domingos Tendeiro à Rua da Correnteza, numa zona de passeio muito inclinado. Esta instalação deveu-se ao pedido de vários moradores, alguns deles idosos, dada a dificuldade de vencer este declive, especialmente no inverno, visto a calçada ficar mais escorregadia.

 

Instalação de Rega automática

Está a ser instalada a rega automática em dois jardins da nossa Freguesia, no Jardim Ducla Soares (entre a Rua de Alcolena e a Avenida do Restelo) bem como no centro da Avenida Dr. Mário Moutinho. São dois espaços emblemáticos para a Freguesia e que desta forma passam a estar irrigados e consequentemente verdes todo o ano. No Jardim Ducla Soares esta intervenção torna-se ainda mais relevante dado ter sido ali instalado há alguns meses a estátua de D. Nuno Álvares Pereira – o Santo Condestável. Nessa altura foi reabilitado o muro de contenção do jardim, não tendo sido na altura possível instalar a rega automática. Fica assim concluído o arranjo deste espaço nobre da Freguesia que liga a Capela de S. Jerónimo à Torre de Belém.

Com estas duas intervenções, fica praticamente concluído o plano de reabilitação dos espaços verdes da nossa Freguesia, ficando apenas a faltar pequenos espaços que poderão ser intervencionados no futuro.

 

Reparação do Parque dos Moinhos de Santana: Cascata e Iluminação Pública

Foi efetuada a limpeza do muro da cascata do Parque dos Moinhos de Santana que se encontrava bastante suja. Adicionalmente foi necessário proceder à reparação de todo o sistema elétrico de bombagem de água desta cascata, passando assim a estar novamente disponível a queda de água, desta vez num ambiente mais saudável e limpo.

Igualmente foram reparados e postos a funcionar a maioria dos candeeiros existentes neste espaço, que se encontravam degradados e sem funcionar, desde a transição deste parque da CML para a Junta de Freguesia.

 

Reparação de Bebedouros

A Junta de Freguesia está a reparar e a instalar novos bebedouros na Freguesia, especialmente junto às zonas turísticas, de prática desportiva e de frequência infantil. Apesar da manutenção de alguns destes bebedouros não ser da competência da Junta de Freguesia de Belém, dada a sua localização e importância que têm para a população que aqui vive ou nos visita, tomamos a iniciativa de os reparar, como é o caso dos bebedouros no jardim junto ao rio Tejo.

 

Parques Caninos

A Junta de Freguesia está a construir dois Parques Caninos — no Largo Luís Alves Miguel e junto à Praça Dr. Mário Moutinho / Rua Alfredo Soares. Com a construção destes dois novos equipamentos passam a haver espaços próprios para passear os cães, onde os donos e os respetivos animais podem conviver uns com os outros. Espera-se que com estes equipamentos haja uma maior sensibilização por parte dos donos dos cães para a não deposição dos dejetos caninos fora destes espaços. No entanto, apelamos a todos os donos de animais que não deixem de apanhar os dejetos na via pública, o que infelizmente ainda sucede com frequência, pois além de ser socialmente condenável está sujeito à aplicação de coimas.

 

Reabilitação do Terreiro das Missas

Com a finalização do exposição Cosmos, que utilizou o espaço do Terreiro das Missas, a Junta de Freguesia vai dar início à reabilitação integral deste espaço. Esta reabilitação incluirá a infraestruturação do local de forma a que seja possível ter pontos de eletricidade e de água em várias zonas. Será também reforçado o piso para permitir o acesso a camiões pesados de forma a evitar que os mesmos danifiquem novamente o espaço. Finda esta intervenção, o espaço ficará disponível para acolher todo o tipo de iniciativas de grandes dimensões e especialmente dignificará a nossa Freguesia e a cidade de Lisboa.

Note-se que a verba da taxa de 100.000€ cobrada pela JF à World Crew Events, permitirá reabilitar aquele majestoso espaço à beira-rio sem dispender dinheiro do erário público.

 

Mais estacionamento na Rua dos Cordoeiros a Pedrouços

No âmbito de um plano conjunto da CML/JF Belém de melhorias viárias implementado na Rua dos Cordoeiros a Pedrouços, junto à Unidade de Saúde Familiar - USF Descobertas, foi concluído um novo parque de estacionamento que irá beneficiar não só os residentes da zona mas também todos os utentes da USF.

Note-se que a obra de asfaltamento da Rua dos Cordoeiros a Pedrouços também acabou de ser adjudicada, a qual irá iniciar-se brevemente, pelo que pedimos desde já a compreensão de todos para os condicionamentos que possam surgir durante essa intervenção.

 

Novos Bancos na Rua do Embaixador

Foram instalados dois bancos de jardim na Rua do Embaixador, com o intuito de proporcionar um espaço de estar nesta via localizada no coração de Belém.

  


Para mais notícias consulte o nosso boletim ou siga-nos através do nosso facebook.

PRÓXIMOS EVENTOS

SIGA-NOS NO FACEBOOK

oyun