"Cartão Solidário" 2017

A Junta de Freguesia de Belém promove anualmente o Cartão Solidário. Este cartão consiste na atribuição de um “Cartão Presente” com o qual as pessoas em situação de carência económica, residentes na Freguesia de Belém podem adquirir produtos alimentares e/ou de higiene.

Após a candidatura espontânea e em articulação com as entidades do território, são identificadas e priorizadas as famílias em situação de carência económica, procurou-se saber quais os apoios alimentares e de higiene a que têm acesso, e de acordo com o número de elementos do agregado familiar, atribuir um cabaz alimentar e higiene ou apenas um cabaz de higiene.

Este projeto pretende complementar as respostas da rede social local, no que diz respeito à entrega de produtos alimentares e higiene (nomeadamente Banco Alimentar, Refood, Mesa de Nossa Senhora, entre outras) na Freguesia de Belém.

O Cartão Solidário não possui qualquer tipo de custos para as famílias que cumpram os critérios socio-económicos definidos. No caso do cartão ser extraviado tem um custo associado até 5€.

Este ano iremos apoiar 207 Famílias através do “Cartão Solidário”, possibilitando que estas pessoas entre dezembro de 2017 e novembro de 2018 comprem através deste cartão produtos de primeira necessidade para o próximo ano.