Plano Anual de Atividades 2018

Corrida de Belém 2018
(25, 26 e 27 de Maio)

A Corrida de Belém é um evento criado pelo Pelouro do Desporto da Junta de Freguesia de Belém, tendo surgido em 2012, e que terá a sua sexta edição no ano de 2018. O evento consiste numa prova de 10 Km e numa caminhada com extensão extensão de 5 km, destinadas a atletas federados ou não federados.

Este evento tem sido realizado com a colaboração do Clube Futebol “Os Belenenses”, Clube de Atletismo dos Amigos de Belém (CAAB) e com o apoio técnico da empresa HMS Sports. Esta corrida tem a especial particularidade de ter início e fim dentro do estádio do Belenenses, tendo passagem por zonas históricas e culturais da freguesia.

Contamos ainda com uma atividade para crianças dos 6 aos 14 anos, realizada na pista de Atletismo do estádio, com o intuito de proporcionar às crianças uma aproximação à modalidade.

EDP Meia Maratona Lisboa 2018
(11 de Março)

Com a organização do Maratona Clube de Portugal, vai realizar-se no dia 11 de março de 2018, pela 28.ª vez, a EDP Meia Maratona de Lisboa, que parte da Ponte 25 de Abril, com chegada na Praça do Império, em Belém. A Meia Maratona é uma prova pedestre, destinada a atletas seniores e veteranos.

A Junta de Freguesia de Belém colabora todos os anos com o transporte dos participantes que se inscrevem pela nossa freguesia, e com a cedência de instalações para o controlo anti-doping da prova (sede da junta de freguesia).

Modalidades do Centro Social de Belém

(abrir mapa de atividades)

No nosso Centro Social teremos disponíveis ao longo de ano (à exceção do mês de agosto) diversas atividades, a preços acessíveis, sendo estas:

- Ginástica Infantil;

- Ginástica de Manutenção;

- Pilates;

- Yôga;

- Karaté Crianças;

- Karaté e defesa pessoal (adultos);

- Chi Kung.

Belém Vólei 2018
(22 e 23 de Setembro)

O Belém Vólei é um evento de carácter competitivo de vólei de relva, realizado no Jardim Vasco da Gama, que engloba vários escalões etários, desde infantis a veteranos. É desenvolvido pela Junta de Freguesia de Belém, com apoio da Câmara Municipal de Lisboa e a Associação de Voleibol de Lisboa.

No ano de 2018, teremos como objetivo elevar a competição do torneio, e volte a ser de referência na modalidade de voleibol em campo relvado. Esperamos que em 2018, o número de participantes seja de 400 pessoas.

Olisipíadas 2018
(de Janeiro a Junho)

Recuperando um evento que marcou várias gerações de lisboetas, a Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com a Junta de Freguesia de Belém voltará a trazer o desporto para o centro da cidade e da vida das crianças e jovens.

As Olisipíadas, que aliam a identidade da cidade (Olisipo) e o espirito das Olimpíadas, proporcionam a experimentação e competição de mais de 13 modalidades oficiais, 4 modalidades paralímpicas e muitas mais modalidades desportivas de experimentação, inseridas num programa de competição a realizar localmente, de acordo com a organização das 24 freguesias de Lisboa.

Belém Rugby 2018
(23 de Setembro)

Evento criado em 2017, de carácter demonstrativo, com o objetivo de dar um primeiro contacto com a modalidade de Rugby, através de jogos e exercícios, seguido de um jogo de demonstração entre jogadores do Belenenses Rugby.

Nesta atividade será promovido o ensino das técnicas base do jogo, correr com bola, evasão, passe e ainda, para os mais crescidos, introdução às técnicas de contacto, sempre sob a orientação de treinadores do clube.

Belém Xfittest
(24 e 25 de Junho)

O X FITTEST (Cross Fittest ou Cross Fitness Test) pretende destacar-se como uma competição de Cross-Training referência em Portugal. Aliado à necessidade de inovar neste campo, decidimos levar o conceito base para um ambiente outdoor e criar a maior Cross City nacional em Oeiras. Esta será a primeira competição de Cross-Training outdoor em Lisboa e acontece nos dias 24 e 25 de Junho de 2017. No X FITTEST, durante dois dias, um máximo de 100 equipas - duplas mistas - irão superar-se ao longo de, pelo menos, 5 desafios. A competição terá ainda um prize money que corresponderá a 50% do valor das inscrições. A X FITTEST City irá apresentar vários espaços: o X Lounge, zona com vista para o mar, onde os atletas poderão descontrair e recuperar entre provas; a X Arena, com uma bancada para os amigos e familiares poderem assistir; a X Camp zona de camping, especialmente para os atletas que se deslocam de longe, além de outras novidades ainda em preparação e amplo parque de estacionamento. Esta competição é organizada pela empresa UPSTREAM - Valorização do Território Lda (www.upstream-portugal.pt).

Belém Vela 2018  (Março)

O Belém Vela, consistirá num fim de semana de competicção, pretendendo destacar esta modalidade emblemática para esta Junta de Freguesia, e por outro lado, apoiar os clubes existentes, divulgando a modalidade.