3,39 Km² e mais de 9000 habitantes!



INFORMAÇÃO

Notícias


2009

2008

2007


voltar
Iº Semeste


Abril / Maio

COMISSÃO SOCIAL INTER-FREGUESIAS

Santa Maria de Belém e São Francisco Xavier



Depois de dois anos de trabalho na Comissão Social de Freguesia de Santa Maria de Belém e um longo caminho de aprendizagem sobre as formas de criar redes sociais locais e territoriais, a nossa Comissão considerou ser o momento de se unir com outro território para mais facilmente alcançar os objectivos comuns ao desenvolvimento social e o combate à exclusão social.
No passado dia 7 de Maio foi o momento de apresentação das entidades que dão respostas às duas Freguesias, através de uma apresentação formal de intenção de construção de uma rede social local de desenvolvimento social das Freguesias de Santa Maria de Belém e de São Francisco Xavier.

E assim se realizou uma grande jornada de trabalho que se iniciou às 10h30 e terminou às 17h00, no CIF - Clube Internacional Foot-Ball.
No período da manhã fizemos a apresentação das entidades que dão resposta à Freguesia. O período da tarde ficou reservado a uma reflexão sobre os contributos que as entidades poderão dar para combater os principais problemas identificados em ambas as Freguesias:
- Isolamento Social (crianças, jovens, famílias, idosos, pobreza envergonhada);
- Dificuldades de acesso aos serviços de saúde;  
- Comunidade escolar (dificuldades de articulação entre escolas públicas e privadas, com a comunidade e com os pais)
- Falta de informação sobre os projectos na comunidade para a Comunidade.

Neste intenso dia de trabalho e com a presença das entidades das duas Freguesias abaixo indicadas:

- A.A. (Alcoólicos Anónimos)
- Associação de Apoio e Segurança Psico-Social – AASPS
- Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Paula Vicente
- Associação Portuguesa de Famílias Numerosas
- Associação Regional Vela Centro
- Instituto de Apoio à Criança
- IPEIP - Colégio "As Descobertas"
- Ajuda de Mãe
- ARIA - Associação de Reabilitação e Integração Ajuda
- Associação Coração Amarelo - Delegação de Lisboa
- Associação Portuguesa de Apoio à Vítima
- Associação Sorrir de Novo
- Bombeiros Voluntários de Campo de Ourique
- CASELSOL
- Centro de Saúde de Alcântara
- Centro Hellen Keller
- Centro Paroquial de Assistência de Santa Maria de Belém
- CHLO - Centro Hospitalar Lisboa Ocidental
- Colégio Bola de Neve
- Conferencia Vicentina de São Francisco Xavier (Conselho particular de Lisboa - Zona Poente)
- CPCJ Lx Ocidental
- Delegação de Lisboa da Cruz Vermelha Portuguesa
- Escola Secundária do Restelo
- Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso
- Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém
- Junta de Freguesia de São Francisco Xavier
- Lions Clube de Lisboa - Sete Colinas
- O Veleiro – Estabelecimento de Ensino Especializado, Lda.
- Os Francisquinhos
- Polícia Segurança Pública – 26ª Esquadra – Belém
- Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Foi proposto, cada um com a sua capacidade de decisão, que no próximo dia 25 de Junho se realize nova reunião e nela se dê origem à nova Comissão Social Inter-Freguesias de Santa Maria de Belém e de São Francisco Xavier.
Para que a nova Comissão Social cumpra os seus propósitos está a ser delineado um plano de intervenção inter-Freguesias, que irá combater um conjunto de problemas sociais que se deparam nas áreas abrangentes.
Desta forma procuraremos dar as respostas que individualmente cada entidade não tem capacidade de disponibilizar, procurando obter cada vez melhores resultados em diversas formas de intervenção capazes de transmitir confiança à população.
Um agradecimento muito especial à nova Direcção do CIF, representada na ocasião pelo Secretário Geral, Dr. Miguel Bento Monteiro, pela generosa disponibilidade do magnífico espaço que nos acolheu durante esta jornada de trabalho.
Grandes Projectos, com Grandes Entidades.



topo
voltar


BOLETIM


seguir | download

NOTÍCIAS

ENTREVISTA


BELÉM

BLOGUE


A Freguesia de belém em Blogue

seguir

LOCALIZAÇÃO

Georeferênciação

seguir

sede: Junta de Freguesia - Santa Maria de Belém | Largo dos Jerónimos 3, r/c,  1400-209 Lisboa
telefones: (+351) 213 637 629; (+351) 914 194 293; (+351) 936 603 191 | fax:: (+351) 213 633 520 | e.mail: secretaria@jf-belem.pt