Cultura

Home » Cultura

O pelouro da Cultura desenvolve um vasto conjunto de atividades por iniciativa própria mas também através de parcerias com outras entidades, públicas e privadas.

Exposições, peças de teatro, palestras, encontros com escritores e ilustradores, visitas de estudo, aulas – estas são algumas das atividades que o pelouro da Cultura dinamiza ao longo de todo o ano. 

Na Freguesia de Belém existem várias entidades culturais com quem mantemos parcerias institucionais para facilitar e incentivar o acesso dos nossos fregueses aos espetáculos e exposições realizadas, seja através da oferta de bilhetes ou de descontos.

Também estamos disponíveis para acolher e apoiar iniciativas de agentes culturais exteriores à própria Junta que pretendam realizar eventos nos nossos espaços, nomeadamente na beira-rio, no Parque Recreativo dos Moinhos de Santana, no Jardim Vasco da Gama, ou outros.

Fique a par de todos os eventos e atividades.

Biblioteca

Com um acervo considerável de obras literárias de autores universais, abrangendo várias matérias e disciplinas, bem como uma coleção de filmes em DVD a Biblioteca da Junta dispõe ainda de uma ludoteca para os mais novos, onde poderão encontrar livros infantojuvenis e inúmeros jogos para todas as idades. 

Os serviços da Biblioteca incluem: consulta de jornais, revistas, livros, DVD’s, acesso a computadores com internet gratuita, atividades e dinamização cultural, visitas de estudo, Hora do Conto, entre outras. 

Também são realizadas neste espaço aulas de português para estrangeiros e aulas de espanhol e inglês

Cartão de Leitor e Cartão 5 Estrelas

Para utilizar a Biblioteca é necessário inscrever-se. Receberá então o seu Cartão de Leitor.  Pode requisitar até 3 livros de cada vez, pelo período máximo de 3 semanas, podendo renovar por mais uma semana.

Todas as vezes que requisitar livros, ganha um carimbo no verso do seu cartão. Uma vez completos os 10 espaços para carimbos, o seu Cartão de Leitor será trocado pelo Cartão 5 Estrelas que lhe permitirá requisitar 5 livros por um prazo de 6 semanas, ficando também habilitado a participar em sorteios de bilhetes para eventos que surjam ao longo do ano.

Clube de Leitura

Para promover os hábitos de leitura e a socialização, o Clube de Leitura promove a reunião de pessoas para conversar sobre um determinado livro.  Compartilhar interpretações, impressões e mensagens das obras é um excelente exercício mental para todas as idades e um bom incentivo para manter a leitura em dia.

Tirando partido do rico acervo da nossa Biblioteca e/ou sugerir a leitura de livros disponíveis noutras bibliotecas, as obras e textos propostos abordam temas diversificados de autores nacionais e estrangeiros. 

Público Alvo:
Pessoas a partir dos 18 anos de idade, sejam elas leitoras ou não.

Reuniões:
Terceiras 5ª feiras de cada mês, às 16H, na Biblioteca da Junta de Freguesia de Belém, no prédio da Delegação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na biblioteca ou online. 

Isto não é uma caixa!

A Junta de Freguesia de Belém está a instalar pequenas bibliotecas em pontos estratégicos da Freguesia acessíveis à toda a população, para incentivar os hábitos de leitura.  Estas “Caixas” são abastecidas por livros do acervo da nossa biblioteca comunitária. O acesso é livre e extensível a todas as idades. Para além de poder levar um livro para ler, sem qualquer processo de requisição, também pode deixar um livro. 

As “CAIXAS” estão em locais de fácil acesso, com grande visibilidade, e em espaços propícios à leitura, como jardins, parques, praças e  escolas. A equipa da biblioteca da Junta de Freguesia de Belém faz visita periódica a todas as caixas, para garantir que nunca faltem livros.

Localização:

  • Rua Jorge Dias, próximo à EB Moinhos do Restelo e Externato As Descobertas
  • Praça de Goa, em frente à EB Bairro do Restelo
  • Rua do Gabarete, em frente ao Futebol Clube de Caselas
Quer colaborar como Voluntário?

A organização do seu acervo literário da Biblioteca bem como a implementação de diversos eventos conta sempre com o apoio de voluntários. Se também gostaria de colaborar connosco preencha o formulários de inscrição e venha ter connosco.

Scroll to Top