COMUNICADO – Junta de Freguesia de Belém lamenta e repudia atentado contra o Padrão dos Descobrimentos.

A Junta de Freguesia de Belém lamenta e repudia veementemente os atos de vandalismo cometidos este fim-de-semana no Padrão dos Descobrimentos, um dos monumentos nacionais mais icónicos e emblemáticos e um ex-líbris da cidade de Lisboa. Foi com profunda tristeza que a Junta teve conhecimento do graffiti com cerca de 20 metros que foi pintado numa das laterais deste monumento histórico no domingo de manhã.

Mais considera que o património cultural português é da maior importância para todos e que a sua preservação e proteção deve ser assegurada. E nesse sentido entende que, perante este tipo de ameaças e atentados, seja estudada a possibilidade de serem instalados sistemas de vídeo vigilância junto aos monumentos históricos nacionais.