Ao longo do mês de junho, a Junta de Freguesia de Belém deu início a várias intervenções em diversos jardins da freguesia, no âmbito do Contrato de Delegação de Competências com a Câmara Municipal de Lisboa.

Espaços verdes: uma aposta deste Executivo

Em apenas uma semana, esta autarquia reabilitou três espaços verdes da sua área territorial. No dia 22 de junho arrancou a primeira intervenção de reabilitação do espaço envolvente do parque de estacionamento da Rua Rodrigo Reinel, dando lugar a um novo jardim. Este novo espaço conta já com algumas espécies variadas de plantas e muito em breve apresentará também uma zona relvada, fruto da sementeira já ali efetuada.

Simultaneamente também o Jardim Pulido Garcia foi alvo de uma intervenção, nomeadamente com a recuperação de todo o sistema de rega daquele espaço. A Junta de Freguesia de Belém aproveitou ainda para transformar este espaço no primeiro jardim aromático da nossa autarquia, na sequência da plantação de várias ervas aromáticas, nomeadamente hortelã, manjericão, alecrim e outras.

Não menos importante foi a intervenção realizada no Jardim do Japão e nos jardins envolventes ao Museu de Arte Popular, onde também se procedeu à reabilitação de todo o sistema de rega – o que permitirá uma elevada poupança do consumo de água, mantendo simultaneamente todo o espaço verdejante.

Já numa fase posterior e dando continuidade ao trabalho até então desenvolvido, procedeu-se ainda ao início da reabilitação do Jardim Vasco da Gama.

A intervenção decorreu ao nível das infraestruturas, dotando o espaço de um sistema de rega automático nas zonas em que este sistema não existia. Esta alteração permitirá um aumento significativo de área de verde e uma melhoria significativa também ao nível do consumo de água, traduzindo-se numa elevada poupança para esta autarquia.

A Freguesia de Belém é dotada de variados espaços verdes que se destacam pela sua elevada qualidade.

E é objetivo desta autarquia melhorar cada um desses espaços, dotando-o das condições necessárias para a sua subsistência e com isso proporcionar maior bem-estar a todos os fregueses.

No âmbito desta operação desencadeada pela Junta de Freguesia de Belém, os próximos jardins a serem intervencionados ao nível da construção da rede de rega serão a Praça de Itália, o Jardim Ducla Soares, o Jardim Fernanda de Castro, a área circundante ao Terreiro das Missas e o Jardim do Parque Moinhos de Santana.

2 thoughts on “Belém aposta na recuperação de jardins”

Leave a Comment

Scroll to Top